Programa de Aceleração

AdvanBiz Aceleradora

A AdvanBiz Accelerator é uma “Business Boutique Accelerator” e tem um programa de seis a dezoito meses sem ações, projetado para capacitar as empresas internacionais em expansão para o mercado brasileiro e da América Latina, fornecendo todos os recursos necessários para escalá-lo com sucesso.

Nossa equipe de membros seniores da indústria está plenamente capacitada a apoiar a jornada empresarial com profundo conhecimento da indústria, do mercado, da oportunidade de negócios e do investimento potencial.

“Criamos nosso programa para compartilhar nosso conhecimento, experiência empresarial e visão de mercado e retribuir à próxima geração de fundadores internacionais focados na expansão para o Brasil e América Latina”.

Portfólio

Apoiamos startups internacionais focados na Eficiência da Agricultura Verde, Mobilidade Elétrica Inteligente e Cidades Limpas Inteligentes que já têm tração em seu mercado doméstico e estão prontos para expandir-se internacionalmente para conquistar novos mercados. Somos agnósticos em tecnologia e adequamos o programa para atender as necessidades de cada corporação participante.

Somos especializados em projetos B2B e projetos alvo que acreditamos que irão impulsionar o sucesso de nosso programa.

Sobre o Programa

O programa AdvanBiz Accelerator fornece três pacotes de programas sinérgicos que juntos cobrirão tudo, desde: Pesquisa de Mercado, Prova de Conceito de Solução e Tropicalização até Operação de Startup e Financiamento / Investimento.

Inclui atividades como mentoring, workshops, feiras, programa de marketing, reuniões de negócios, PoC, parceria, revenda, acordo de distribuição, assessoria jurídica e fiscal, bem como contatos de VC, acesso à nossa comunidade e um amplo pacote de benefícios. A comunidade AdvanBiz consiste em mentores, empresários e investidores que permitirão aos participantes escalar significativamente mais rápido.

Como o programa AdvanBiz é livre de ações, há uma taxa de participação que cobre todos os componentes do programa. Terceiros, incluindo o governo, organizações educacionais e outras, são bem-vindos como patrocinadores.

Por que o Brasil e a América Latina?

A AdvanBiz Accelerator está estrategicamente baseada em São Paulo, Brasil, o coração dos negócios latino-americanos. A cidade de São Paulo é a plataforma perfeita para empresas internacionais que se expandem para o Brasil e para a América Latina.

  • É o maior pólo econômico do Brasil com 20 milhões de habitantes e capital do Estado de São Paulo, responsável por 30% do PIB do Brasil.
  • Tem um próspero ecossistema de arranque e o mais proeminente ecossistema VC da região.
  • É o lar de uma reserva de talentos diversificada e altamente educada.
  • É um ótimo lugar para ser um ambiente de startup internacional.
  • São Paulo se tornou o novo centro de gravidade da América Latina Tech.

Fases do Programa:

Fase #1 (6 meses)Fase #2 (6 meses)Fase #3 (6 meses)
  • Pesquisa de mercado
  • Posicionamento da solução
  • Busca de parceiros estratégicos
  • Avaliação da solução – PdC
  • Tropicalização da solução
  • Participação em Feiras e Congressos
  • Apoio no desenvolvimento das primeiras atividades comerciais
  • Abertura de escritório comercial
  • Apoio à classificação fiscal
  • Revisão de localização de preços e modelo de negócios
  • Desenvolvimento e comissionamento da política de vendas
  • Desenvolvimento de Atas de Contratos e Parcerias de Vendas
  • Estruturação e contratação de equipes de vendas e suporte técnico
  • Dimensionamento financeiro
  • Abertura de conta bancária

Áreas de Conhecimento

  • Eficiência na Agricultura Verde
  • Mobilidade elétrica inteligente
  • Cidades Limpas Inteligentes

 


Fase #1

Pesquisa de Mercado

Informações detalhadas e precisas são a base para todos os empreendimentos comerciais de sucesso, pois fornecem uma grande quantidade de informações sobre clientes potenciais, concorrentes e o mercado em geral. Ela permite que os proprietários de negócios determinem a viabilidade de um negócio antes de comprometerem recursos substanciais ao empreendimento.

A pesquisa de mercado fornece dados relevantes para ajudar a resolver os desafios de marketing que uma empresa provavelmente enfrentará e é, portanto, parte integrante do processo de planejamento do negócio. De fato, estratégias como segmentação de mercado (identificando grupos dentro de um mercado) e diferenciação de produto (criando uma identidade para um produto ou serviço que o separe de seus concorrentes) são impossíveis de desenvolver sem uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado envolve dois tipos de dados:

  • Informações primárias: esta é uma pesquisa que você mesmo compila ou contrata alguém para reunir para você.
  • Informações secundárias: este tipo de pesquisa vem compilada e organizada para você. Exemplos de informações secundárias incluem relatórios e estudos de agências governamentais, associações comerciais ou outras empresas dentro de sua indústria. A maioria das pesquisas que você coleta provavelmente será secundária.

Em pesquisas primárias, dois tipos básicos de informação podem ser obtidos: exploratória ou específica.

A pesquisa exploratória é aberta, focada na definição de um problema específico e geralmente envolve entrevistas detalhadas e não estruturadas nas quais são solicitadas respostas longas de um pequeno grupo de respondentes.

Na pesquisa específica, um escopo preciso é usado para resolver um problema que a pesquisa exploratória identificou. é composto de entrevistas estruturadas e formais na abordagem.

Destas duas, a pesquisa específica é a mais cara.

As pesquisas primárias podem ser realizadas com recursos próprios através de mala direta, contatos telefônicos ou entrevistas pessoais. As perguntas são tipicamente curtas (não mais que duas páginas), compostas de perguntas curtas e diretas dirigidas a indivíduos específicos e de interesse para o respondente.

Uma das formas mais eficazes deste tipo de pesquisa é a entrevista pessoal, que pode ser de dois tipos:

  • Pesquisa em grupo: utilizada principalmente por grandes empresas, entrevistas em grupo ou grupos de foco são ferramentas úteis para obter informações sobre idéias de produtos, preferências de compra e decisões de compra entre determinadas populações.
  • Entrevistas em profundidade: estas entrevistas individuais são focadas ou não diretivas. As entrevistas focalizadas são baseadas em perguntas selecionadas com antecedência, enquanto as entrevistas não diretivas incentivam os entrevistados a abordar certos tópicos com o mínimo de questionamento.

A pesquisa secundária utiliza informações externas coletadas por agências governamentais, associações industriais e comerciais, sindicatos de trabalhadores, fontes da mídia, câmaras de comércio, e assim por diante. Geralmente é publicada na Internet, em panfletos, boletins informativos, publicações comerciais, revistas e jornais. As fontes secundárias incluem o seguinte:

  • Fontes públicas: Estas são geralmente gratuitas, oferecem muitas boas informações e incluem departamentos governamentais, departamentos comerciais, etc. As estatísticas governamentais estão entre as fontes públicas mais abundantes e abrangentes. Quase todos os governos (municipal, estadual, federal) publicam a densidade populacional e os números de distribuição. Estes mostram o número de pessoas que vivem em áreas específicas, tais como recintos, distritos ou eventualmente até mesmo bairros de dez quarteirões. Além disso, as câmaras de comércio locais e seus departamentos de desenvolvimento de negócios, que incentivam novas empresas a se localizarem em suas comunidades, também são muitas vezes fontes valiosas de informação, tais como tendências populacionais, características da renda comunitária, folha de pagamento, desenvolvimento industrial e assim por diante. Finalmente, os bancos muitas vezes têm uma riqueza de informações e estão ansiosos para ajudar seus clientes.

  • Fontes comerciais: Estas são valiosas, mas podem envolver custos adicionais, tais como assinaturas ou taxas de associação. As fontes comerciais incluem pesquisas de associações comerciais, bancos e outras instituições financeiras, bem como de empresas de capital aberto. Entre as melhores fontes comerciais de informação estão pesquisas e associações comerciais. As informações que elas coletam são geralmente limitadas a um setor específico e disponíveis apenas para os membros da associação, que normalmente pagam uma taxa de associação. Entretanto, a pesquisa coletada pelas associações maiores é geralmente completa, precisa e vale o custo de associação. Além disso, jornais, revistas e estações de rádio e TV locais podem ser pontos úteis de informação comercial, pois não apenas mantêm perfis demográficos de seu público (renda, idade, sexo, quantidade de renda disponível e tipos de produtos e serviços adquiridos, etc.), mas muitos também têm informações sobre tendências econômicas em suas áreas locais que podem ser significativas para seus negócios.

  • Instituições educacionais: muitas vezes são negligenciadas como valiosas fontes de informação, embora sejam realizadas mais pesquisas em faculdades, universidades e institutos técnicos do que praticamente qualquer setor da comunidade empresarial. As instituições educacionais conduzem pesquisas de diversas maneiras, desde projetos baseados no corpo docente, freqüentemente publicados sob os auspícios dos professores, até projetos, teses e trabalhos estudantis.

Posicionamento de Produtos

O posicionamento é a definição de como o produto ou serviço se encaixa no mercado. É um exercício estratégico que define o que torna o produto único e porque ele é superior às soluções alternativas. Destilar a verdade do produto permite que o valor da oferta seja explicado aos potenciais. O posicionamento do produto é a base estratégica do marketing. O objetivo é definir quem é o público, o que ele precisa e como o produto pode atendê-lo – tudo para que as mensagens que atingem o alvo possam ser elaboradas. Estabelecer antecipadamente como seu produto ou serviço será conhecido no mercado estabelece a base de como o valor do produto será comunicado aos clientes.

A capacidade de articular os principais benefícios de um produto ou solução e os problemas que ela resolve é um aspecto chave para o sucesso comercial. É a capacidade de manter uma estratégia de marketing baseada no verdadeiro valor que o produto oferece, garantindo, por exemplo, que as atividades promocionais repercutem nos clientes e os ajudam a entender por que o produto em questão é a melhor opção para atender às suas necessidades.

O posicionamento do produto consiste em blocos de construção essenciais que explicam o valor único de um determinado produto ou solução. Ao reunir clientes potenciais, conhecimento do mercado e do produto, é possível alinhar uma equipe mais ampla em torno da melhor maneira de posicionar o produto para o sucesso.

Alguns dos elementos-chave que definem o posicionamento de um produto são:

  • Visão: A direção geral para a qual o produto está indo;
  • Missão: Como a visão de uma realidade será feita;
  • Categoria de mercado: O mercado no qual estão localizados os principais segmentos de clientes;
  • Rotulagem: Frase ou slogan utilizado para descrever a empresa, seus produtos ou serviços;
  • Desafios do cliente: Os principais “pontos de dor” dos clientes;
  • Diferenciais da empresa e do produto: Características únicas e geradoras de valor da empresa ou de suas soluções;
  • Essência da marca: Os principais atributos pelos quais você quer ser conhecido.

O desenvolvimento de uma estratégia de posicionamento é um exercício colaborativo. Muitas vezes envolve a gestão do produto e o marketing trabalhando em conjunto para definir o núcleo do produto. Envolve a reunião de conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Compreensão do cliente: o posicionamento deve capturar brevemente quem são os clientes potenciais e o que eles precisam. Será necessário definir os atributos dos clientes-alvo, incluindo detalhes demográficos, comportamentais, psicográficos e geográficos. Também é desejável incluir aqui informações sobre os principais problemas que o cliente pretende resolver.
  • Análise de mercado: é necessário definir quais alternativas os clientes têm para o produto ou serviço em questão, para que se possa destacar o que os diferencia. Isso envolve, por exemplo, pesquisa entre concorrentes diretos e indiretos para entender como eles satisfazem as necessidades de seus clientes, o que permitirá diferenciar o produto da concorrência e comunicar aos clientes potenciais a razão pela qual a solução apresentada é a melhor para resolver seus problemas específicos.
  • Avaliação do produto: o posicionamento deve ser construído sobre o valor único que a empresa e/ou seu produto oferece. A realização de uma análise SWOT é uma forma útil de analisar objetivamente o que o produto está fazendo bem e onde há potencial de melhoria, garantindo assim que a mensagem de marketing se alinhe com a experiência do produto, ajudando os clientes a tomarem decisões informadas.

Descrição do Posicionamento do Produto

Uma vez definida sua estratégia de posicionamento, deve ser criada uma breve declaração de posicionamento que descreva o público-alvo, o que diferencia o produto e por que os clientes devem se preocupar com ele.

Influência sobre a Percepção do Produto

O posicionamento determina como o produto será conhecido no mercado. Há muitos fatores diferentes que podem afetar como um produto é percebido, sendo a principal influência a experiência dos clientes quando eles realmente utilizam o produto e interagem com a empresa. É a soma da Experiência Completa do Produto (CPE) que determina o que os clientes pensam e sentem sobre um determinado produto ou serviço.

Existem sete áreas centrais que contribuem para o CPE:

  • Marketing: como os clientes potenciais aprendem sobre o produto e decidem se ele pode ser um ajuste.
  • Vendas: como os clientes em potencial obtêm as informações necessárias para tomar uma decisão de compra.
  • Tecnologia: o conjunto central de recursos pelos quais os clientes pagam.
  • Sistemas de suporte: os sistemas internos que tornam possível a entrega do produto.
  • Integrações de terceiros: o ecossistema de produtos que o cliente utiliza.
  • Suporte: a forma como os clientes recebem informações de uso e assistência ao produto.
  • Políticas: as regras que regem como a empresa faz negócios.

É muito importante ressaltar aqui que cada ponto de contato com uma empresa pode fortalecer ou danificar completamente seu posicionamento. Portanto, além de um planejamento consciente sobre como posicionar um produto, uma ampla consideração sobre cada aspecto do processo de adoção será fundamental, já que são os clientes que efetivamente decidirão o que realmente pensam sobre o produto e/ou a empresa.

Busca por Parceiros Estratégicos

Por definição, um parceiro estratégico é uma entidade com a qual se chega a um acordo de longo prazo para a partilha de recursos físicos e/ou intelectuais na realização de um objetivo comum previamente definido.

As alianças estratégicas podem ser um acordo informal entre duas (ou mais) organizações com um propósito comum. No entanto, mais freqüentemente são acordos comerciais altamente formalizados, baseados em contratos que estabelecem os direitos e deveres de cada parte. Independentemente do formato, as alianças são freqüentemente fundamentais para ajudar um empresário a lançar sua idéia.

A AdvanBiz pode desempenhar um papel eficaz na identificação e qualificação de potenciais candidatos para sua estratégia de parceria, preservando a confidencialidade da empresa adquirente. 

Os serviços de busca de parceiros estratégicos AdvanBiz ajudam as empresas a formar alianças estratégicas, adquirir tecnologias ou empresas estratégicas, fundir-se com empresas e localizar distribuidores ou integradores de sistemas para ajudar a tornar seus produtos viáveis ou comercializá-los. Ele oferece uma extensão virtual confidencial de seu próprio grupo interno de planejamento estratégico.  O verdadeiro valor vem de fornecer uma perspectiva global, “outside-the-box”, para comparar com a sabedoria convencional de um cliente.  Esta fusão de pontos de vista é útil na cristalização de uma visão estratégica clara.

Nós podemos ajudá-lo com o seguinte:

  • Usar um processo comercial comprovado para uma seleção e engajamento bem sucedidos;
  • Desenvolver uma lista qualificada de empresas potenciais;
  • Selecione o melhor parceiro estratégico, distribuidor ou integrador de sistemas que atenda a seus critérios individuais;
  • Entre em contato com uma empresa alvo e pré-qualifique seu interesse em sua proposta comercial;
  • Selecione o melhor parceiro estratégico, alvo de fusão ou aquisição para atender a seus critérios específicos,

A AdvanBiz tem um alto grau de conhecimento, experiência e contatos industriais para ajudá-lo nessas complexas e importantes decisões comerciais. Nossa equipe de consultores independentes e objetivos pode avaliar as iniciativas propostas ou reunir informações de mercado. Juntamente com nossos parceiros experientes, a AdvanBiz pode fornecer um consultor confidencial e independente para auxiliar em cada etapa do processo de busca.

 


Fase #2

Avaliação de Soluções – PdC

A PdC (Prova de Conceito, ou PoC, do inglês Proof of Concept) requer três elementos fundamentais:

  • Compromisso
  • Equilíbrio
  • Métricas

Compromisso de trazer os recursos, conhecimentos e patrocínios apropriados para testar e avaliar a adequação e o impacto sobre o ecossistema e a organização em perspectiva. Envolve o tempo e os recursos para fazer um trabalho digno e vendê-lo aos patrocinadores com base no impacto potencial previsto para a oportunidade.

Uma quantidade acima da média de clareza e discrição deve ser usada na criação do roteiro piloto, especialmente quando se trata de selecionar os cenários a serem incluídos no PdC. Quanto mais cenários forem incluídos, mais difícil e mais caro ele se torna. Por outro lado, se for simplificada demais, pode não captar o impacto real sobre a organização. Conseqüentemente, encontrar um Equilíbrio adequado entre complexidade e realidade é a chave para definir um CdP sólido e obter uma ferramenta real para medir o impacto e o benefício;

Finalmente, é essencial definir Métricas tangíveis, mensuráveis e significativas. Uma boa métrica é aquela que tem um modo objetivo de ser medida, para a qual existem dados confiáveis, e que representa um aspecto significativo dos processos ou da organização. Uma meta deve ser definida para cada métrica que indique que a iniciativa traz valor adequado ou impacto positivo para a organização. Estas metas devem ser compreendidas e aceitas por todos os envolvidos, especialmente os patrocinadores.

Tropicalização da Solução

A tropicalização é um processo de adaptação a um contexto local e envolve um sistema, uma estratégia ou uma solução comercial para maximizar a renda e a rentabilidade. Ela requer um forte compromisso de todas as partes envolvidas e, às vezes, um tempo significativo para realizá-la. Muitos aspectos têm que ser considerados para que seja um processo bem sucedido, como tecnologia, idioma, cultura, investimento, tempo, pessoas, conhecimento, experiência, relacionamentos, etc.

Apesar de todo o esforço e tempo consumido, o processo de aprendizado é uma grande oportunidade para a transferência de tecnologia e a adaptação da solução às exigências locais, contribuindo muito para o sucesso.

Participação em Feiras e Congressos

De todas as ferramentas de marketing disponíveis, as feiras oferecem muitas vezes a mais ampla gama de oportunidades. É aqui que os expositores podem realizar negócios, cultivar sua imagem, buscar parceiros de negócios ou adquirir um melhor conhecimento do mercado. O mesmo se aplica aos visitantes. As feiras comerciais são o lugar ideal para pesquisar o mercado, comparar preços e termos de venda, experimentar produtos, discutir suas aplicações e fazer negócios. Por esta razão, mesmo na era da Internet, a importância das feiras comerciais não diminuiu.

Hoje, muitos expositores perseguem uma gama mais ampla de objetivos em feiras comerciais do que há alguns anos. Entretanto, para aproveitar ao máximo uma feira de negócios, é essencial preparar de forma ótima e escolher o evento mais apropriado, a melhor opção para atingir os objetivos declarados. Isso envolve desde a escolha das pessoas certas para o estande até o uso de materiais publicitários focados em visitantes potenciais. Em última instância, o mais importante é coletar e avaliar sistematicamente as informações de contato fornecidas nas feiras comerciais.

Apoio no Desenvolvimento das Primeiras Atividades Comerciais

O desenvolvimento comercial envolve tarefas e processos para desenvolver e implementar oportunidades de crescimento dentro e entre organizações. É um subconjunto de teoria empresarial, comercial e organizacional.

O desenvolvimento comercial é a criação de valor a longo prazo para uma organização a partir de clientes, mercados e relacionamentos e pode ser entendido como qualquer atividade que serve ao propósito de “desenvolver” o negócio de alguma forma. Além disso, as atividades de desenvolvimento de negócios podem ser feitas interna ou externamente por uma organização de desenvolvimento de negócios ou por um consultor. O desenvolvimento de negócios externos pode ser facilitado através de Sistemas de Planejamento, que são colocados em prática e aceleram todo o processo de desenvolvimento do negócio. Além disso, a construção da reputação também tem provado ajudar a facilitar o desenvolvimento dos negócios.

 


Fase #3

Abertura de Escritórios Comerciais

AdvanBiz pode ajudá-lo com o processo de abertura física de seu escritório no Brasil.

Nossa equipe, juntamente com nossos parceiros comerciais, apresenta opções de locações, modelos de locação (co-trabalho, escritório próprio, etc.) levando em conta seu modelo de negócio e a dinâmica necessária para as operações do dia-a-dia:

  • Definição de área e localização
  • Opções de aluguel (ou mesmo compra)
  • Documentação inicial

AdvanBiz can help you with the physical opening process of your office in Brazil.

Classificação Fiscal e Revisão do Modelo de Negócios

O mercado brasileiro é altamente regulamentado e a AdvanBiz pode ajudá-lo com o modelo de classificação fiscal e os procedimentos e pré-requisitos necessários para esta classificação correta.

CNPJ e/ou CPF para Parceiros Estrangeiros

CNPJ

Como um primeiro passo para a legalização de uma empresa no Brasil, é necessário obter o CNPJ (Registro Nacional de Pessoas Jurídicas) para os sócios com personalidade jurídica. Este registro é obrigatório e indispensável para qualquer operação no território brasileiro. O procedimento geralmente é realizado on-line, sendo necessária uma cópia do contrato de incorporação e dos documentos pessoais do(s) administrador(es) da empresa estrangeira no Brasil.

Também será necessário o registro no CDNR (Cadastro Declaratório de Não Residente) que, após aprovação pelo Banco Central, é enviado à Receita Federal do Brasil, com um número de CNPJ e depois devolvido ao Banco Central.

O CNDR é um registro no Banco Central de pessoas físicas e jurídicas residentes ou não no país e que participam do capital estrangeiro de entidades no Brasil.

CPF

Para pessoas físicas é necessário solicitar o CPF (Registro de Pessoas Físicas). Isto deve ser feito através de formulários disponíveis na Internet, que após serem preenchidos devem ser impressos, assinados e entregues, juntamente com cópias de documentos pessoais, ao consulado ou embaixada brasileira para que o pedido seja efetivo.

O Consulado brasileiro processará a solicitação e, em seguida, fornecerá o CPF. Em caso de qualquer inconsistência, o pedido será encaminhado ao Departamento Tributário Federal para análise. Caso contrário, e se não houver outro impedimento, o pedido é imediato.

Procurações

O registro de uma empresa estrangeira no Brasil requer uma procuração em língua estrangeira, que deve ser redigida indicando um cidadão brasileiro (ou naturalizado) ou um estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil, que terá responsabilidades legais e fiscais e que representará a entidade estrangeira perante as autoridades brasileiras.

Certificação da Autenticidade dos Documentos em Idioma Estrangeiro

Todos os documentos originais produzidos no exterior devem ser autenticados, para aqueles países que fazem parte da Convenção de Haia, ou traduções autenticadas.

Será exigida a certificação da autenticidade dos seguintes documentos:

  • Procuração nomeando o residente brasileiro para representar o sócio estrangeiro;
  • Contrato de incorporação para pessoas jurídicas;
  • Documento pessoal do diretor da empresa estrangeira.
  • Tradução juramentada de toda a documentação estrangeira

Após a tradução original dos documentos para um idioma estrangeiro, será necessário fornecer a tradução juramentada, uma vez que os órgãos e escritórios governamentais exigem uma tradução juramentada por um funcionário registrado na Junta de Comércio, certificando a originalidade dos documentos em um idioma estrangeiro.

Registro de Traduções Juramentadas em Cartório

Alguns tradutores juramentados já fornecem o registro no cartório de registro. Entretanto, quando este serviço não é oferecido, é necessário que os documentos traduzidos sejam apresentados a um tabelião para validade legal.

Contrato Social da Empresa no Brasil

Em qualquer constituição societária, é necessário aconselhamento contábil e jurídico para que o contrato social seja redigido de acordo com todas as regras fiscais e outras regulamentações existentes, com atenção especial ao fato de que ele trata de uma empresa com parceiros estrangeiros.

Para isso, é essencial que os seguintes pontos tenham sido previamente definidos:

  1. Nome da empresa;
  2. Endereço comercial da sede da empresa no Brasil.
  3. Descrição exata do objeto social da empresa, explicando quais atividades a empresa irá desenvolver no Brasil;
  4. Capital social total e a participação de cada sócio na empresa;
  5. Definição do administrador e representante legal da empresa, que deve ser brasileiro e/ou ter residência permanente no Brasil.

Registro junto à Junta Comercial e Obtenção do CNPJ

Após a finalização do contrato social e a obtenção de todas as assinaturas, ele deve ser validado pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais para que seu objeto social funcione legalmente com as devidas licenças e obtenção do CNPJ. São estes registros que permitem o pagamento de impostos e obrigações.

O registro inicial deve ser feito junto à Junta Comercial, solicitando a abertura da empresa, sendo possível obter o registro junto ao CNPJ já alguns dias depois. Em seguida, deve ser feito o registro estadual junto ao Departamento de Finanças, comum para empresas com atividade comercial e industrial e autorização para que possa emitir a fatura para a venda de produtos físicos. Finalmente, é necessário o registro da empresa no município, onde será obtido o registro municipal e, para as empresas de serviços, a autorização para emitir a fatura de serviços.

Obtenção do Certificado Digital da Empresa

Após a obtenção do CNPJ, o administrador ou representante legal da empresa precisará adquirir um certificado digital e-CNPJ para a empresa. Para isso, é necessário apresentar os documentos listados abaixo a um agente autorizado para a emissão de tais certificados:

  • Contrato social da empresa;
  • Dois documentos pessoais do administrador com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão do CNPJ emitido eletronicamente (via internet) no dia da ida para a certificadora.
  • Pricing and Business Model Review

Revisão de preços e modelo de negócios

Para que a empresa seja competitiva no mercado brasileiro, a AdvanBiz pode auxiliar na revisão da estratégia de preços, operação e modelo de parceria para produtos e serviços, por exemplo, através de benchmarks e pesquisas.

Desenvolvimento e Comissionamento da Política de Vendas

A AdvanBiz também pode ajudar a apoiar a empresa com modelos e políticas de vendas.

Existem vários modelos de comissionamento e política de vendas utilizados no Brasil e, através de nossa consultoria, podemos monitorar e adaptar os modelos existentes, ou mesmo revisar e criar um modelo totalmente personalizado para a operação da empresa no Brasil.

Desenvolvimento de Atas de Contratos e Parcerias de Vendas

Como as empresas em qualquer parte do mundo não tendem a ser auto-suficientes ou “estanques”, parcerias competentes e apropriadas são essenciais para o desenvolvimento de seus negócios. A AdvanBiz pode proporcionar a criação de um ecossistema indicando os melhores parceiros para sua empresa.

Estruturação e Contratação de Equipes de Vendas e Suporte Técnico

Para tornar a empresa operacional no Brasil, também será necessário contratar pessoas.

A AdvanBiz pode auxiliá-lo na estruturação e contratação de equipes de vendas e suporte técnico, através de um processo seletivo, no qual buscaremos sempre profissionais com o nível de excelência adequado às necessidades específicas da empresa.

Dimensionamento Financeiro

Para o desenvolvimento das operações no Brasil, é necessário ter um caixa financeiro inicial, bem como criar realizações com instituições financeiras locais. A AdvanBiz pode ajudá-lo na tomada de decisões e processos com instituições financeiras enquanto sua empresa não estiver presente no Brasil.

Abertura de Conta Bancária

A documentação necessária para a abertura de uma conta bancária varia de acordo com cada instituição financeira, mas como regra geral, todos os documentos utilizados para a incorporação da empresa, além dos formulários bancários, são necessários.

É muito importante notar que, antes que qualquer recurso financeiro possa ser enviado ao Brasil, a empresa já deve ter aberto uma conta bancária, além de todo o processo de validação da operação de câmbio.

Isto se deve ao fato de que qualquer movimento financeiro feito entre o sócio estrangeiro e a empresa brasileira, sejam investimentos, empréstimos ou capitalização, deve passar pelos registros eletrônicos do Banco Central do Brasil. Estes registros são regulamentados pelo Módulo de Registro Declaratório Eletrônico (RDE) e são preparados antes do fechamento da taxa de câmbio com a instituição financeira brasileira.

 


Considerações Finais

Após a incorporação da empresa, há ainda várias outras etapas que devem ser observadas, com especial atenção às licenças obrigatórias para o desempenho das atividades da empresa.

Quando a parte da constituição da empresa estiver finalizada, a atenção deve ser voltada para questões trabalhistas e tributárias, pois mesmo uma empresa sem qualquer tipo de movimento precisa de um contador que envie informações fiscais às autoridades fiscais, pois de outra forma pode resultar em multas e impostos atrasados. Infelizmente, não é raro que as empresas sejam confrontadas com multas e outras penalidades por terem contratado uma consultoria contábil somente após o início de suas atividades.